SABER: Catando Pérolas

 


AS CATEGORIAS DE LEITURA SEGUNDO EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
(ensaio acadêmico a partir do original de Por que Ler de Ezequiel da Silva, elaborado por Aline Augusta Silveira Dias)
 
Muitos são motivos que levam o indivíduo à leitura. Estas podem ser divididas em três categorias básicas, sendo informação, conhecimento e prazer. Esta reflexão tem a intenção analisar essas diferentes categorias da leitura e como as condições sociais interferem na formação do leitor.
A leitura informacional leva à percepção do que ocorre em diversos contextos sociais, sendo transmitida pelos veículos informativos. Por meio dessa coleta de informação, que tem-se uma posição crítica dos acontecimentos, com uma maior participação e não se tornando um indivíduo alienado.
A leitura do conhecimento está relacionada com os processos de pesquisa e estudo, como o aperfeiçoamento de uma área profissional. Também propicia um melhor envolvimento com os problemas da sociedade cultural brasileira, especialmente à área de atuação no mercado de trabalho.
A leitura de prazer está relacionada à literatura, como a poesia e outros gêneros literários, possibilitando interpretações infinitas, que se ligam aos sentimentos e à imaginação.  É uma leitura que, na maioria das vezes, é ensinada de uma forma que às vezes leva ao desprazer, pois obrigam aos alunos a ler um volume grande de livros sem a devida compreensão e reflexão crítica.
 Os três tipos de leitura são, de acordo com Paulo Freire, o trampolim para a compreensão textual, ocasionando um entendimento da dinâmica do mundo e a compreensão crítica do texto. Ocorre que na sociedade brasileira atual o conhecimento não chega com desenvoltura à maioria das pessoas. Para tanto é necessário uma modificação na estrutura do ensino e aprendizagem do país para haver a “democratização da leitura”.
Agradeço  à Aline, por compartilhar seu trabalho.